Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Como participar do Prêmio Jovem Cientista - Categoria Ensino Médio



Estas instruções são pra você que quer se inscrever no Prêmio Jovem Cientista – Categoria Ensino Médio, mas não sabe exatamente por onde começar.

A primeira coisa que você precisa saber é que o tema desta edição é ENEGIA E MEIO AMBIENTE. Os organizadores esperam que você use sua capacidade de investigação e criatividade para propor soluções sustentáveis de geração e uso de energia. É fácil participar. Você pode ganhar computador e impressora; bolsa de estudos; e receber o prêmio em Brasília, em cerimônia com o Presidente da República.

1º Passo: Abordagem
Pesquisar é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados. Comece identificando um foco para sua pesquisa, respondendo à pergunta “O que pretendo abordar?” Temos algumas sugestões, como: fontes renováveis e não renováveis de energia; os impactos da geração e uso de energia no ambiente; energia e desenvolvimento sócio-econômico; novas tecnologias energéticas. E você encontrará muito mais na seção "O Prêmio " . A definição da abordagem pode surgir de sua observação do cotidiano, de experiência profissional ou escolar, de seu contato e relacionamento com especialistas no tema, ou de outros programas de pesquisa.

2º Passo: Orientador
Converse com um de seus professores e peça para que seja seu orientador no Prêmio Jovem Cientista. Ele pode lhe ajudar a selecionar referências sobre o tema assim como orientar na metodologia de pesquisa. Seu professor é quem vai inscrever seu trabalho no Prêmio Jovem Cientista. Os professores e as escolas dos três primeiros agraciados também são premiados.

3º Passo: Referências
Descubra quem já pesquisou ou falou sobre o assunto que você quer tratar. Pesquise as questões relativas a energia e ambiente em livros, jornais, revistas, filmes, na Internet, e, sobretudo, na própria comunidade na qual você vive. A revisão dessas referências é fundamental, pois definirá os contornos da questão a ser estudada e enriquecerá sua investigação com novos dados e informações.

4º Passo: Problema, Justificativa e Objetivos
Comece a registrar suas idéias. Elabore o foco da pesquisa de forma simples e clara, evidenciando o problema. Explique porque é relevante e as vantagens e benefícios que sua pesquisa vai proporcionar. Sintetize os objetivos que pretende alcançar.Eles devem informar como sua pesquisa irá efetivamente ajudar a solucionar o problema. Problema, Justificativa e Objetivos devem convencer os leitores da relevância de seu trabalho. Por isso, peça que seu orientador e outras pessoas leiam seu texto. Escute atentamente suas observações e reformule o texto, se achar necessário.

5º Passo: Desenvolvimento da pesquisa
Você pode começar definindo algumas hipóteses, elaboradas a partir de sua observação do problema e das referências revisadas.  Então defina onde e como será realizada a pesquisa. Especifique o tipo de pesquisa, a população (universo da pesquisa), a amostragem, os instrumentos de coleta de dados e a forma como pretende tabular e analisar as informações. Você poderá optar por vários tipos de amostras; por fazer questionários, entrevistas, visitas, ou simplesmente uma revisão bibliográfica. Todos esses elementos devem responder adequadamente ao problema, ao teste das hipóteses e permitir a realização dos objetivos da pesquisa propostos por você. Duas qualidades são fundamentais na coleta de dados e informações: a paciência e a persistência.

6º Passo: Análise
Você deve analisar os dados e informações obtidos em sua pesquisa, verificar se eles confirmam ou refutam suas hipóteses. É importante discutir os resultados com seu orientador e comparar com o resultado de outros trabalhos na mesma área.


7º Passo: Síntese e conclusão
Nesta etapa, você deve explicitar se os objetivos da pesquisa foram atingidos, se as hipóteses ou os pressupostos foram confirmados ou rejeitados. E ainda deve ressaltar a contribuição de sua pesquisa: para o problema apresentado; para você pessoalmente; e para sua comunidade, se for o caso. Na categoria Ensino Médio do Prêmio Jovem Cientista, o resultado da pesquisa deve ser apresentado em um texto de, no máximo, três (3) páginas em tamanho A4, fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento 1,5 contendo três partes:
Apresentação (problema, justificativa e objetivos);
Desenvolvimento (pesquisa e análise)
Conclusão (resultado da pesquisa)
Uma quarta página com referências bibliográficas pode ser adicionada.

8º Passo: Envio do Trabalho
Ao terminar a pesquisa, inscreva-se no Prêmio Jovem Cientista com a ajuda de seu professor. Você pode fazer isso pelo websitewww.jovemcientista.org.br ou pelo correio, enviando a Ficha de Inscrição e anexando o trabalho de pesquisa e seu comprovante de matrícula. O prazo de inscrição é 30 de junho de 2010. Se você está no último ano do Ensino Médio, não esqueça de encaminhar sua inscrição até o término do ano letivo de 2009, enquanto sua matrícula ainda é válida.

Para mais informações, contate:
Prêmio Jovem Cientista
Fundação Roberto Marinho
Rua Santa Alexandrina, 336
20261-232 - Rio de Janeiro -  RJ

Nenhum comentário:

Aula Prática

Aula Prática
Aula prática no laboratório de Histologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN)

1º Turma do Cursinho

1º Turma do Cursinho
Alguns alunos

Processo Seletivo

Processo Seletivo
Concetração

I Simuladão da UFRN

I Simuladão da UFRN
Simuladão aberto a comunidade norte-riograndense, mais de 160 pessoas inscritas

Seguidores