Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Inep abre consulta a projeto de exame docente

Críticas e sugestões ao documento que servirá de referência à nova avaliação de professores podem ser feitas até 4 de julho

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) espera receber contribuições de todo o País sobre quais conhecimentos deverão ser cobrados dos professores que participarão do primeiro Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. A prova, espécie de Enem do magistério, pretende dar mais qualidade à seleção de futuros professores da educação básica. A matriz de referência está em consulta pública.

Os interessados em dar sugestões sobre os 16 temas centrais da proposta – que listam habilidades específicas que deverão ser exigidas dos professores em cada área – devem acessar o site do Inep: http://consultaexamedocente.inep.gov.br/index/login. As áreas de conhecimento foram escolhidas com base em experiências internacionais de bons resultados em docência, como Austrália, Canadá, Cingapura, Chile, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra.

A consulta pública ficará aberta por 45 dias (4 de julho). Após esse prazo, as sugestões serão analisadas pela equipe técnica do Inep e especialistas da área. Com o material em mãos, a matriz final de parâmetros para a avaliação será definida.

Mais qualidade

A intenção do Ministério da Educação com o novo exame é ajudar prefeituras e governos estaduais a realizarem provas de seleção mais criteriosas. A primeira edição do novo exame está marcada para 2011. Os municípios ou estados que precisarem contratar professores para suas redes poderão selecionar os candidatos com base nas notas do exame, que seriam apresentadas por eles.

Os dirigentes terão liberdade para aderir ou não ao novo exame. Se quiserem, essa pode ser apenas uma parte da seleção, como acontece com os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio. Nessa primeira fase do projeto, apenas será realizada prova para os futuros docentes da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental (até o 5º ano).

 Último Segundo

Nenhum comentário:

Aula Prática

Aula Prática
Aula prática no laboratório de Histologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN)

1º Turma do Cursinho

1º Turma do Cursinho
Alguns alunos

Processo Seletivo

Processo Seletivo
Concetração

I Simuladão da UFRN

I Simuladão da UFRN
Simuladão aberto a comunidade norte-riograndense, mais de 160 pessoas inscritas

Seguidores