Críticas e sugestões ao documento que servirá de referência à nova avaliação de professores podem ser feitas até 4 de julho
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio  Teixeira (Inep) espera receber contribuições de todo o País sobre quais  conhecimentos deverão ser cobrados dos professores que participarão do  primeiro Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. A prova,  espécie de Enem do magistério, pretende dar mais qualidade à seleção de  futuros professores da educação básica. A matriz de referência está em  consulta pública.
Os interessados em dar sugestões sobre os 16 temas centrais da  proposta – que listam habilidades específicas que deverão ser exigidas  dos professores em cada área – devem acessar o site do Inep: http://consultaexamedocente.inep.gov.br/index/login.  As áreas de conhecimento foram escolhidas com base em experiências  internacionais de bons resultados em docência, como Austrália, Canadá,  Cingapura, Chile, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra.
A consulta pública ficará aberta por 45 dias (4 de julho). Após esse  prazo, as sugestões serão analisadas pela equipe técnica do Inep e  especialistas da área. Com o material em mãos, a matriz final de  parâmetros para a avaliação será definida.
Mais qualidade
A intenção do Ministério da Educação com o novo exame é ajudar prefeituras e governos estaduais a realizarem provas de seleção mais criteriosas. A primeira edição do novo exame está marcada para 2011. Os municípios ou estados que precisarem contratar professores para suas redes poderão selecionar os candidatos com base nas notas do exame, que seriam apresentadas por eles.
Os dirigentes terão liberdade para aderir ou não ao novo exame. Se  quiserem, essa pode ser apenas uma parte da seleção, como acontece com  os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio. Nessa primeira fase do  projeto, apenas será realizada prova para os futuros docentes da  educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental (até o 5º  ano).
Nenhum comentário:
Postar um comentário