Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Olimpíada da Língua Portuguesa encerra inscrições nesta sexta-feira 14 de maio

Evento envolve alunos e professores
As secretarias estaduais e municipais de educação e os professores de língua portuguesa das redes públicas de ensino têm prazo até amanhã,&nbsp14/05, para aderir e fazer a inscrição na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A expectativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, promotores do evento, é de que 9 milhões de estudantes participem da competição. 

Com o tema o lugar onde vivo, professores e estudantes são convidados a trabalhar textos de quatro gêneros literários. Alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental (quarta e quinta séries) vão desenvolver a poesia sétimo e oitavo ano (sexta e oitava séries), textos no gênero memória nono ano do ensino fundamental e primeira série do ensino médio, crônica segunda e terceira séries do ensino médio, artigo de opinião. 

Dados do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), entidade que coordena o concurso, indicam que a média de inscrições por semana varia de 10 mil a 15 mil, daí a importância de fazer um esforço nesta última semana para duplicar a participação. Em 2008, a olimpíada teve a adesão de 4.575 municípios e de 130 mil professores. A expectativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, promotores do evento, é de que 98% dos municípios, 200 mil professores e 9 milhões de estudantes participem do concurso. 


Etapas - Dividida em etapas, a seleção de textos dos alunos começa na escola, depois acontece no município, no estado, na região e em âmbito nacional. A premiação, conforme o regulamento, é para o aluno, o seu professor e a escola. Os 500 semifinalistas receberão medalhas de bronze e cupons para a retirada de livros durante os eventos regionais os 152 finalistas receberão medalhas de prata e um aparelho de som os 20 vencedores (cinco por gênero literário) receberão medalhas de ouro, um computador com impressora as escolas onde estudam os vencedores receberão dez computadores, uma impressora e livros para a biblioteca. 

Nesta edição, o Mec convida os professores dos 152 alunos finalistas a escrever um texto-memória sobre a participação na olimpíada em 2010. Os autores dos 28 melhores relatos receberão DVDs. 

Secretaria Estadual de Educação

Nenhum comentário:

Aula Prática

Aula Prática
Aula prática no laboratório de Histologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN)

1º Turma do Cursinho

1º Turma do Cursinho
Alguns alunos

Processo Seletivo

Processo Seletivo
Concetração

I Simuladão da UFRN

I Simuladão da UFRN
Simuladão aberto a comunidade norte-riograndense, mais de 160 pessoas inscritas

Seguidores