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sábado, 13 de junho de 2009

RN lidera abandono escolar no NE

O Rio Grande do Norte, que há dois anos foi o lanterninha do país com relação à qualidade de ensino da educação fundamental, agora ostenta outro dado negativo: é o primeiro lugar na taxa de abandono escolar do Nordeste, no ensino médio da rede pública, com 23,6%, bem acima da média nacional que é de 15,3%. Os dados são do relatório Situação da infância e da adolescência brasileira 2009, publicado nesta semana pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
O documento, que faz uma análise compararativa sobre o direito de aprender no Brasil a partir das desigualdades educacionais - especialmente as regionais, étnico-raciais e socioeconômicas, aponta para a região Norte com o pior índice de abandono escolar (20,8%), seguido pelo Nordeste, que registra 20,1%, praticamente a metade do melhor índice, que é da região Sudeste e não passa de 10,9%. Os dados regionais por estados indicam o Ceará com o melhor índice, com 17,3%, seguido pelo Maranhão com 18,5%. Os índices mais baixos do Nordeste estão com o RN e o Piauí (21,9%).

Os números ainda mostram que 82,1% dos adolescentes entre 15 e 17 anos frequentam a escola. Entretanto, 44% dos adolescentes ainda não concluíram o ensino fundamental e apenas 48% cursam o ensino médio dentro da faixa etária adequada para esse nível. No Nordeste, apenas 34% dos adolescentes de 15 a 17 anos frequentam o ensino médio. A média nacional, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, é de 48%.

Segundo a representante do Unicef para o Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, Ana Márcia Diógenes, o abandono escolar no Nordeste é um dos principais desafios no ensino médio. "Uma série de fatores leva esse grande contingente de jovens para fora da escola. A entrada no mercado de trabalho é um dos principais motivos e acontece principalmente com os adolescentes do sexo masculino. Para se aferir esse dado basta observar que no Nordeste, 57,10% das pessoas matriculadas no ensino médio são mulheres".

Ela observa que é grande a quantidade de alunos matrículados no ensino médio que não dominam conteúdos básicos de lingua portuguesa e matemática. "Esse problema e o abandono relacionado à entrada precoce de jovens no mercado de trabalho tornam o ensino médio o grande desafio moderno da educação básica brasileira".

Soluções

O relatório conseguiu juntar e comparar os dados recentes do MEC/Inep e transformá-los numa linguagem acessível a todos os setores da sociedade, com a finalidade de provocar reflexão e uma análise crítica sobre como a política pública está acontecendo na educação. Esse direcionamento, segundo Ana Márcia, mostra não apenas a problemática, mas dá também exemplos de projetos que estão sendo aplicados nos estados e têm feito a diferença. Ela citou um programa do ensino médio noturno que está sendo ofertado no sistema semestral em 11 escolas de Natal e outros municípios. "A experiência permite que os alunos programem seu próprio ritmo de estudo. Uma prova de que está dando certo é que, emAngicos, na Escola Francisco Veras, 78 alunos do programa ingressaram na Universidade Federal do Semi-Árido".

A reportagem tentou colher o posicionamento da Secretaria Estadual de Educação sobre os números, mas foi informada que o secretário Ruy Pereira estava viajando.

Taxa de abandono
Ceará - 17,3 %
Maranhão - 18,5 %
Paraíba - 19,3 %
Alagoas - 20,3 %
Pernambuco - 20,3 %
Sergipe - 20,4 %
Bahia - 20,9 %
Piauí - 21,9 %
Rio Grande do Norte - 23,6 %

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