Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de março de 2012

UFRN promove o I Encontro para Discussão sobre a Educação dos Surdos

O Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação (DFPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), promove o I Encontro para Discussão sobre a Educação dos Surdos e da Língua de Sinais sob a Perspectiva da Escola Bilíngue. O evento será realizado no dia 26 de abril, a partir das 8h30, no Auditório da Biblioteca Central da UFRN.

O encontro é destinado a alunos de Língua Brasileira de Sinais, intérpretes de Libras, pesquisadores, professores da rede pública e privada, além de toda a comunidade surda.

Serão realizadas palestras de professores e pesquisadores da UFRN, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Potiguar (UnP), sobre os benefícios e as dificuldades encontradas no Brasil para a educação bilíngue dos surdos.

O tema central do encontro reconhece o fato do surdo viver numa condição bilíngue e bicultural, isto é, convive no dia a dia com duas línguas e duas culturas: a língua gestual e cultural da comunidade surda e a língua oral e cultural ouvinte.

Para participar do Encontro é preciso acessar a ficha de pré-inscrição preenchida que se encontra no link: http://migre.me/8fWqA, e enviar para o e-mail: encontrobilingue@gmail.com. As vagas são limitadas.

Escola de Música apresenta recital com dupla de músicos americanos

O Pró-reitor da MusikHochschule de Karlsruhe (Alemanha), Michael Uhde, e a professora e violoncelista Sanja Mitrovick apresentam recital na Escola de Música da UFRN (EMUFRN) nesta terça-feira, 13. O evento acontece às 19h30, no auditório da Escola, com repertório dedicado às obras de Beethoven.
 
Já na sexta-feira, 16, às 20h, Uhde apresenta Aula Magna do curso de Pós-Graduação em Práticas Interpretativas dos Séculos XX e XXI, com o tema “Música de Câmara Brasileira do Século XX”. O recital e a aula magna são abertos ao público.

Michael Uhde é filho de músicos e logo cedo, aos cinco anos, recebeu as primeiras lições musicais de seu pai, o pianista e musicólogo Jürgen Uhde. Estudou na Universidade de Música de Freiburg, Alemanha com Carl Seemann, e com Bruno Canino em Milão, Itália. 

Enquanto discente, recebeu o apoio da "Studienstiftung Volkes des Deutschen", um importante programa alemão de bolsas de estudos. Como músico de câmara, colaborou com diversos grupos, tais como o "Schumann - Ensemble", "Ensemble 13 Baden-Baden" e o "Ensemble Recherche" em Freiburg, Alemanha, o que possibilitou a realização de turnês pela Europa, Estados Unidos e América do Sul.

Atualmente Michael é professor de piano e música de câmara na Universidade de Música de Karlsruhe, na Alemanha e desde 2000 é também pró-reitor da mesma instituição. 
 
Sanja Mitrovick iniciou sua educação musical na Escola de Música Especial para Crianças em Belgrado, na Iugoslávia. Depois de receber bolsa do governo, Sanja continuou os estudos com o renomado violoncelista André Navarra, em Viena, e foi premiada com uma bolsa do Ministério da Cultura. Cursou pós-graduação em Freiburg na Alemanha, onde recebeu o diploma artístico. 

Como concertista participou dos grupos "Schumann-Ensemble" e "Schumann Trio" ao lado de violinistas como Sergej Kravtchenko, Antonio Pellegrini e Blasczok Aureli. Na vida acadêmica, como professora, conferiu aulas de mestrado na Alemanha, Sérvia, Brasil e Noruega e atualmente é docente de violoncelo da Universidade pedagógica em Karlsruhe na Alemanha.

Nenhum comentário:

Aula Prática

Aula Prática
Aula prática no laboratório de Histologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN)

1º Turma do Cursinho

1º Turma do Cursinho
Alguns alunos

Processo Seletivo

Processo Seletivo
Concetração

I Simuladão da UFRN

I Simuladão da UFRN
Simuladão aberto a comunidade norte-riograndense, mais de 160 pessoas inscritas

Seguidores