Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de março de 2012

UFRN inaugura reformas e Prédio de Clínicas Odontológicas

O Edifício de Clínicas e a reforma de setores do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte foram inauguradas na última sexta-feira, 16, às 16h30, em solenidade que contou com a presença da reitora Ângela Paiva Cruz, da vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, do ex-reitor José Ivonildo do Rêgo, do chefe do Departamento de Odontologia, Antônio Ricardo Calazans, além de pró-reitores, professores, alunos e autoridades convidadas.

Com recursos do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), de Emenda Parlamentar (bancada federal) e do Ministério da Saúde, as obras custaram cerca de R$ 3 milhões e contemplaram a construção de um edifício de três pavimentos com 44 consultórios, uma central de esterilização modelo, duas salas de Raio X, uma subestação e estacionamento, além de reformas do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, laboratório multidisciplinar, pronto atendimento, biblioteca setorial, salas de aula I, II, III e IV, salas para professores, dentística, clínica cirúrgica, 21 consultórios, coordenação do Curso de Odontologia, almoxarifado, banheiros para o público, administração e secretaria do Departamento de Odontologia, entre outros.

Em seu discurso, o chefe do Departamento de Odontologia, Antônio Ricardo Calazans Duarte, comemorou a revitalização do prédio de Odontologia, “que já historia 50 anos”, conquistas há muito reivindicadas pela Unidade. “A expansão das áreas didáticas como essa reforça a importância que a Faculdade de Odontologia atribui ao seu papel de formadora de recursos
humanos na área da saúde”, afirmou Calazans.

 “Não podemos ter uma odontologia de alto padrão no Brasil sem profissionais bem capacitados. Com esse novo bloco de atividades acadêmicas, a formação desses profissionais se dá de forma ainda mais apropriada”, disse Ricardo Calazans.

Essa inauguração, informou o professor, coincide com os 60 anos de formatura da primeira turma da Faculdade de Odontologia da UFRN e com os recentes “e excelentes” resultados obtidos pelo Curso de Odontologia, sendo o único da UFRN que obteve três notas máximas nas três avaliações realizadas pelo MEC através do ENADE, “ficando em uma delas como a melhor faculdade de odontologia do Brasil”, disse ainda Calazans.

A reitora Ângela Paiva Cruz afirmou que o prosseguimento do conjunto de obras traduz a força e os benefícios de parcerias com os ministérios da Educação e da Saúde, do apoio parlamentar e do Programa REUNI, que tem, “rigorosamente, mudado a face da UFRN”.

O Curso de Odontologia, disse a reitora, vive um momento particularmente rico, com a abertura de 24 novas vagas em 2010, aumento significativo na taxa de conclusão do curso, atingindo 90% em 2011, e a contratação de novos professores. O conjunto de ações, refletida nas ações acadêmicas, mostra também o objetivo de servir à sociedade.

A inauguração foi saudada também pelo diretor do Centro de Ciências da Saúde, professor Ênio Miranda, que destacou a sua importância para as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Odontologia. A aluna Fernanda Pinheiro Barbosa afirmou: “a revitalização do nosso prédio vai nos propiciar condições mais eficazes para nossa aprendizagem, além de maior conforto para quem trabalha”.

Fonte: Boletim Diário da UFRN

Nenhum comentário:

Aula Prática

Aula Prática
Aula prática no laboratório de Histologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN)

1º Turma do Cursinho

1º Turma do Cursinho
Alguns alunos

Processo Seletivo

Processo Seletivo
Concetração

I Simuladão da UFRN

I Simuladão da UFRN
Simuladão aberto a comunidade norte-riograndense, mais de 160 pessoas inscritas

Seguidores