Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

UFRN cresce no ano de 2013 e se prepara para novos desafios em 2014

Gestores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) passaram toda esta sexta-feira, 7, no auditório do Hotel Imirá, em Natal, avaliando os resultados de 2013 e definindo as metas da Instituição para 2014. 

Contando com a presença da reitora Ângela Maria Paiva Cruz e da vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, cerca de 50 dirigentes de diversos setores da administração acompanharam a exposição dos dados e concluíram: o crescimento nas atividades-fins da UFRN, ou seja, no ensino, na pesquisa e na extensão, foi muito positivo.

Após contextualizar o funcionamento da Universidade no cenário nacional, no qual surgiram fenômenos sociais, como os movimentos reivindicatórios de rua, a reitora Ângela Paiva destacou os desafios vencidos pela UFRN em 2013. 

Entre esses desafios superados estão: a inovação na gestão do complexo hospitalar da Universidade, por meio da adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSHER), de caráter público; a seleção total dos alunos por meio do ENEM/SiSU; e a gestão acadêmica do programa do governo federal Mais Médicos, no RN. 

Outros desafios superados, ainda segundo a reitora, foram o aprofundamento das políticas de inclusão social, como a entrada de novos alunos por meio do sistema de cotas; a expansão da interiorização, com o funcionamento do Curso de Medicina (multicampi); e a internacionalização da UFRN, especialmente com o aumento do envio de alunos da graduação para o exterior.

Esse quadro do avanço da UFRN, segundo a reitora Ângela Paiva, reflete um crescimento da graduação com qualidade, a expansão da pós-graduação e da extensão, consolidando a Instituição como uma universidade cidadã, conforme previsto no Plano de Gestão em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2011 a 2019 (PDI/UFRN 2011-2019).

Tais resultados, afirmou a vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, refletem o cumprimento das metas planejadas, porque a Instituição conta com a disposição, o empenho e a dedicação dos docentes, dos gestores e do corpo técnico-administrativo, aos quais agradeceu e conclamou para manter a mesma sinergia e sintonia em 2014.

Alguns números do avanço da UFRN em 2013:
- Quase 50 mil alunos;
- 75% dos docentes são doutores;
- França, Portugal, Canadá e Reno Unidos são países que mais receberam alunos da UFRN;
- cinco novos cursos de graduação;
- cinco novos mestrados acadêmicos e 10 novos mestrados profissionais;
- cinco novos doutorados;
- 80% dos alunos de pós-graduação possuem bolsa de estudo;
- duas novas moradias para estudantes;
- 54 livros publicados em suporte impresso e 6 em suporte digital.


FONTE: BOLETIM DIÁRIO DA UFRN

Nenhum comentário:

Aula Prática

Aula Prática
Aula prática no laboratório de Histologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN)

1º Turma do Cursinho

1º Turma do Cursinho
Alguns alunos

Processo Seletivo

Processo Seletivo
Concetração

I Simuladão da UFRN

I Simuladão da UFRN
Simuladão aberto a comunidade norte-riograndense, mais de 160 pessoas inscritas

Seguidores