Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Educação em Saúde: SUS, a luta não pode parar.


Na sexta-feira dia 2 de outubro, o professor de Biologia I (Franklin Learcton) e a Professora de Física II (Hêrcilla Nara) realizaram uma palestra abordando o tema "SUS, a luta não pode parar". A finalidade da palestra foi alertar a população que ela é responsável pela construção do SUS (Participação Popular/Controle Social). Além de concretizar que a "Saúde é direito de TODOS e dever do ESTADO".
O Sistema Único de Saúde brasileiro é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Abrangendo do simples atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos, ele é o único a garantir acesso integral, universal, igualitário e completamente gratuito para a totalidade da população.
Mas nem sempre foi assim. Antes da implementação do SUS pela Constituição de 1988, a saúde não era considerada como um direito social. O modelo de saúde, adotado até então, dividia os brasileiros em três categorias: os que podiam pagar por serviços de saúde privados; os que tinham direito à saúde por serem segurados pela previdência (trabalhadores com carteira assinada); e os que não possuíam direito algum.
Amparado por um conceito ampliado de saúde (que a relaciona não somente à ausência de doença, mas a fatores condicionantes e determinantes do bem-estar físico, mental e social como: alimentação, moradia, saneamento, meio ambiente, trabalho, renda, educação, transporte e lazer), o SUS foi criado para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de habitantes do País.
Vale ressaltar que o SUS não se resume a consultas, exames e internações. O sistema hoje faz muito com poucos recursos. Em alguma medida, todos os brasileiros são usuários do SUS, já que todos se beneficiam das campanhas de vacinação; das ações de prevenção e de vigilância sanitária (registro de medicamentos, fiscalização de alimentos etc.); ou de eventuais atendimentos de alta complexidade, quando estes são negados pelos planos de saúde. Como se pode perceber, o SUS faz parte da vida de cada um de nós.

  A palestra aconteceu logo após a aula de Física II e teve uma média de 40min de duração.

Nenhum comentário:

Aula Prática

Aula Prática
Aula prática no laboratório de Histologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN)

1º Turma do Cursinho

1º Turma do Cursinho
Alguns alunos

Processo Seletivo

Processo Seletivo
Concetração

I Simuladão da UFRN

I Simuladão da UFRN
Simuladão aberto a comunidade norte-riograndense, mais de 160 pessoas inscritas

Seguidores