Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Educação em Saúde: Doação de Medula Óssea

O mundo atual impõe aos educadores e aos jovens a tarefa de absorver as novas tecnologias, sem as quais qualquer atividade profissional e até mesmo a vida cotidiana se tornarão inviáveis.

Um curso preparatório ao vestibular é um tipo de curso realizado por estudantes brasileiros que estão próximos a prestar o concurso Vestibular para ter acesso ao Ensino Superior e assim estarem mais aptos a acompanharem o avanço das tecnologias.

Muito das instituições do ensino médio que preparam seus alunos para enfrentar o Vestibular visam em suas disciplinas somente conteúdos abordados nos Processos Seletivos, deixando de lado o papel principal da Escola que é formar cidadãos.

Pensando nisso, o Cursinho Global (UFRN) desenvolve ações que prestam serviços a comunidade e que contribuam para o desenvolvimento da mesma. Alunos de Enfermagem e Medicina desenvolvem Educação em Saúde, através de atividades educativas/interativas, como roda de conversa ou palestras.

Durante o mês de Agosto deste ano o Aluno do Curso de Medicina do 6º Período e professor da disciplina de biologia III, Daniel Barros Rogério, realizou uma roda de conversas com os alunos do cursinho da UFRN abordando a importância da doação de medula óssea. Como o próprio relata:

"...é de grande importância para que os alunos saibam disso (doação de medula óssea), pois um simples gesto pode salvar muitas vidas (...)"

"... apesar da estrutura não ser das melhores, um pouco que fazemos já é o bastante (...)"

Dessa forma, o projeto volta com sua característica extensiva seguindo as diretrizes da Extensão:

* Impacto e Transformação: estabelecimento de uma relação entre a Universidade e outros setores da Sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população e implementadora de desenvolvimento regional e de políticas públicas

* Interação dialógica: desenvolvimento de relações entre universidade e setores sociais marcadas pelo diálogo, pela ação de mão-dupla, de troca de saberes, de superação do discurso da hegemonia acadêmica.

* Interdisciplinaridade:busca consistência teórica e operacional que estruture o trabalho dos atores do processo social e que conduza à interinstitucionalidade, construída na interação e inter-relação de organizações, profissionais e pessoas, através de materiai analítico e de métodlogias.

*Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão: reafirmando a extensão como processo acadêmico – justificando-lhe o adjetivo “universitária” –, em que toda ação de extensão deverá estar vinculada ao processo de formação de pessoas e de geração de conhecimento, tendo o aluno como protagonista de sua formação técnica para obtenção de competências necessárias à atuação profissional, e de sua formação cidadã.


Cursinho Global - nosso olhar é ampliado.

Nenhum comentário:

Aula Prática

Aula Prática
Aula prática no laboratório de Histologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN)

1º Turma do Cursinho

1º Turma do Cursinho
Alguns alunos

Processo Seletivo

Processo Seletivo
Concetração

I Simuladão da UFRN

I Simuladão da UFRN
Simuladão aberto a comunidade norte-riograndense, mais de 160 pessoas inscritas

Seguidores