Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de abril de 2012

UFRN e Petrobras inauguram planta piloto de cultivo de microalgas

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Petrobras inauguram nesta terça-feira, 3 de  abril , a  Planta  Piloto  de  Cultivo  de  Microalgas  para Produção de Biodiesel,  onde  será possível aprofundar os estudos sobre o potencial das microalgas como nova alternativa para geração de energia limpa no Brasil e, dessa forma, utilizar a biomassa para futura produção de biocombustíveis.

A solenidade de inauguração acontece no Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências, e em seguida será feita uma visita à Planta, que fica  no Centro de Tecnologia da Aquicultura, em Extremoz, a 16 km de Natal, e faz parte da Rede Temática de Bioprodutos.

O projeto teve início em 2009 e já reúne cerca de 10 espécies de microalgas capazes de crescer em água de produção de petróleo. Na planta, os primeiros fotobiorreatores abertos, com capacidade  útil  de  4  mil litros, vão proporcionar  a realização de estudos detalhados sobre  a produtividade das microalgas  e do seu teor de óleo nas condições climáticas do Rio Grande do Norte,  onde  há ventos do quadrante sudeste constantes e insolação intensa durante 80% do ano.

O potencial  de  produção  de  biomassa  por  área  ocupada é de 7 a 30 vezes superior   ao   obtido   com  vegetais  terrestres  e  é  possível atingir produtividade  da  ordem  de  25g/m2  por dia de biomassa algácea.

Também é possível remover taxas mais elevadas de CO2 atmosférico, quando comparadas com a captura de carbono em vegetais superiores. 

O valor do projeto é de R$ 2.241.960,20.. 




Fonte: Boletim Diário da UFRN

Nenhum comentário:

Aula Prática

Aula Prática
Aula prática no laboratório de Histologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN)

1º Turma do Cursinho

1º Turma do Cursinho
Alguns alunos

Processo Seletivo

Processo Seletivo
Concetração

I Simuladão da UFRN

I Simuladão da UFRN
Simuladão aberto a comunidade norte-riograndense, mais de 160 pessoas inscritas

Seguidores