Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2011

PROJETO DE LEI N.º 480

PROJETO DE LEI DO SENADO N.º 480, DE 2007, DETERMINA A OBRIGATORIEDADE DE OS AGENTES PÚBLICOS ELEITOS MATRICULAREM SEUS FILHOS E DEMAIS DEPENDENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS ATÉ 2014.


Projeto obriga políticos a matricularem seus filhos em escolas públicas. Uma idéia muito boa do Senador Cristovam Buarque. Ele apresentou um projeto de lei propondo que todo político eleito (vereador, prefeito, Deputado, etc.) seja obrigado a colocar os filhos na escola pública. As conseqüências seriam as melhores possíveis. Quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino no país irá melhorar. E todos sabem das implicações decorrentes do ensino público que temos no Brasil.

Para saber mais sobre esse projeto, Clique Aqui

sexta-feira, 27 de maio de 2011

UFRN realiza XIX Semana de Humanidades

O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN realiza, de seis a nove de junho, a XIX Semana de Humanidades da UFRN. O evento proporciona aos universitários uma reunião entre todos os departamentos, cursos, programas de pós-graduação e grupos de pesquisa e extensão do CCHLA. As atividades serão realizadas no auditório da reitoria e no Setor de Aulas II. A programação do evento está composta por mesas-redondas, minicursos, oficinas, grupos de trabalho (GTs), exposições e lançamentos.

As inscrições são gratuitas para todas as categorias e estão abertas até o dia 25 para quem deseja participar como monitor do evento; até o dia 31 para aqueles que desejam inscrever trabalhos nos GTs ou pretendem participar de algum minicurso ou oficina. Para se inscrever ou obter mais informações, consulte o site www.cchla.ufrn.br/shXIX.

Agecom

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Professora Amanda Gurgel, do RN, fala sobre situação crítica da educação e vira heroína nas redes sociais .

Professora Amanda Gurgel, do RN, fala sobre situação crítica da educação e vira heroína nas redes sociais.

RIO – A professora do Rio Grande do Norte Amanda Gurgel virou heroína da causa da classe, por melhores salários, nas redes sociais. Um vídeo no qual ela silencia os deputados do RN em audiência pública quando fala sobre a situação crítica da educação já tem mais de 54 mil visualizações no You Tube. Desde o começo da tarde desta quarta-feira (18) o nome “Amanda Gurgel” já está na lista brasileira dos Trending Topics, no Twitter.

Em seu depoimento, Amanda Gurgel acaba fazendo um resumo preciso sobre o quadro da educação no Brasil apresentando seu contracheque de R$ 930 reais. “Como as pessoas até agora, inclusive a secretária Bethania Ramalho, apresentaram números, e números são irrefutáveis, eu também vou fazê-lo. Apresento um número de três algarismos apenas, que é o do meu salário, de R$ 930″.

A professora continua seu discurso dizendo que “os deputados deveriam estar todos constrangidos com a educação no estado do Rio Grande do Norte e no Brasil. Não aguentamos mais a fala de vocês pedindo para ter calma. Entra governo, sai governo, e nada muda. Precisamos que algo seja feito pelo estado e pelo Brasil. O que nós queremos agora é objetividade”.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

GRUPO DE PESQUISA REALIZA SEMINÁRIO SOBRE POVOS INDÍGENAS

O grupo de pesquisa Cultura, Identidade e Representações Simbólicas (CIRS) da UFRN, juntamente com o Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (UFRN) e o grupo de pesquisa Cultura, Arte e Sociedade (IFRN), promove o seminário “Povos indígenas: identidade étnica e diversidade cultural”. O evento será realizado de 31 de maio a dois de junho, no miniauditório do IFRN, Campus Central.


O evento tem o objetivo de estimular outras formas de pensar e enxergar o índio, discutir a pluralidade étnica e abordar o respeito à mesma, apresentar discussões sócio-antropológicas sobre etnicidade, fundamentais para compreensão da condição étnica indígena e fornecer dados e conhecimentos sobre a presença indígena no Rio Grande do Norte.



A programação do seminário conta com mostras de vídeos etnográficos, palestras relacionadas ao tema e uma exposição fotográfica, cujo foco será o universo social indígena. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de dez a 27 de maio na secretaria do Departamento de Antropologia da UFRN ou no Departamento de Extensão do IFRN. As vagas são limitadas.



Mais informações pelo telefone 3215-3653.



Agecom

Instalada nova sede do Instituto do Cérebro da UFRN

Funcionando provisoriamente no Instituto Internacional de Neurociências e na Escola de Ciências e Tecnologia, o Instituto do Cérebro da UFRN tem nova sede, localizada na Avenida Nascimento de Castro, 2155, Lagoa Nova. A instalação oficial foi feita pelo reitor José Ivonildo do Rêgo, em solenidade realizada às 10h desta sexta-feira, 13, na presença de professores, funcionários, pró-reitores e chefes de unidades da UFRN.

Esse novo espaço, segundo o diretor do Instituto do Cérebro, professor Sidarta Ribeiro é fundamental para fazer o desenvolvimento do projeto do Instituto, “para que nossos alunos possam ter acesso a todas as ferramentas para o aprendizado e suas pesquisas”. Ali funcionará toda parte administrativa e acadêmica, enquanto não se conclui a obra do Campus do Cérebro, em Macaíba, já em andamento.

O reitor Ivonildo Rêgo destacou a importância desse projeto do Campus do Cérebro para a UFRN e para a sociedade e afirmou que esse momento de instalação da nova sede só aconteceu porque houve a determinação e o trabalho de cada um dos que fazem o Instituto, que formam um grupo coeso. Ele fez um balanço do momento vivido pela Universidade, afirmando que em 15 dias estará sendo substituído pela atual vice-reitora professora Ângela Paiva Cruz, que por sua vez está totalmente comprometida com esse projeto.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Lançado edital para publicação de livros na UFRN

Estão abertas, até o dia 30 deste mês, as inscrições para o recebimento de proposta à publicação de livros impressos na Editora da UFRN (EDUFRN). Os interessados deverão fazer a inscrição na secretaria da Editora da UFRN, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. O edital contemplará a publicação de livros em três áreas: técnico-científica; apoio à atividade de ensino-aprendizagem e artístico-cultural.

Na inscrição, o candidato deve apresentar uma cópia impressa e uma cópia digital do texto proposto para impressão, preencher ficha de inscrição e assinar termo de entrega e de compromisso com a EDUFRN. O texto proposto para impressão deve vir acompanhado de sumário, apresentação, texto da orelha da capa, minicurrículo do(s) autor(es) para a orelha da contracapa e sugestão de capa.

Além disso, na ficha de inscrição deve estar indicada a linha editorial em que se enquadra o livro proposto para publicação; o título do livro; o nome do(s) autor(es) ou organizador(es); o tipo de vínculo e a vinculação institucional; o endereço eletrônico e o telefone para contato. Em hipótese alguma, sob pena de exclusão do processo, as cópias do livro proposto para publicação deverão ter a identificação do autor ou organizador.

Poderão encaminhar proposta de publicação para esta chamada os professores, os servidores técnico-administrativos e os pós-graduados em programas da UFRN. O livro proposto para publicação deverá ser resultado das atividades desenvolvidas na UFRN, ainda que em cooperação com outras universidades ou instituições.

De acordo com o edital, o modelo de livro exclui trabalho monográfico, como procedimentos metodológicos, indicação da banca, anexos etc. Porém, as teses ou dissertações que se adequarem com o modelo do edital serão inseridas na seleção.

Informações: proex@reitoria.ufrn.br

Agecom (UFRN)

UFRN realiza 1º Encontro Regional de Educação a Distância

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS), promove, nos dias 12 e 13 de maio, o 1º Encontro Regional de Educação a Distância. O evento será realizado no auditório Otto de Brito Guerra, na Reitoria, e contará com convidados da instituição e de outras universidades que irão proferir palestras e participar de mesas redondas sobre a Educação a Distância no Rio Grande do Norte e no Brasil.

O encontro é direcionado a docentes, tutores, técnicos e discentes envolvidos na modalidade de Educação a Distância. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site. 

Agecom (UFRN)

Educação, base do desenvolvimento

Os países que detêm uma boa educação, respeito, zelam para o cumprimento das leis, condenam a corrupção, os privilégios e praticam a cidadania, como consequência, desenvolvem-se.

A educação é fundamental para a transformação de uma nação, os países que não valorizam a ética, o trabalho e a educação em geral, apresentam economia frágil, os rendimentos são inferiores, refletindo em todo seguimento, como habitação, saúde, qualidade e expectativa de vida.

As nações que priorizam e valorizam a educação tem, com esse objetivo, maneiras concretas de ascensão profissional-econômica através do esforço em anos de estudo e trabalho. O contrário ocorre nos países que não valorizam a educação, a maioria visa uma mudança de vida sem dedicação e esforço, quer uma ascensão a partir de prêmios lotéricos, no ramo artístico e esportivo.

Com base nas afirmações anteriores, conclui-se que o desenvolvimento é uma questão cultural, pois os países desenvolvidos se encontram nessa condição por causa da população que é instruída de conhecimento e que exerce a cidadania, em geral essas pessoas possuem bom poder aquisitivo e não se corrompem.

Enquanto isso, nos países onde a educação é esquecida, desprezada e até mesmo maquiada, as pessoas a todo o momento tentam levar vantagem, são facilmente corrompidas entre outras atitudes questionáveis, que ocorridas coletivamente compromete o crescimento político-econômico-administrativo do país.


Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Aula Prática

Aula Prática
Aula prática no laboratório de Histologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN)

1º Turma do Cursinho

1º Turma do Cursinho
Alguns alunos

Processo Seletivo

Processo Seletivo
Concetração

I Simuladão da UFRN

I Simuladão da UFRN
Simuladão aberto a comunidade norte-riograndense, mais de 160 pessoas inscritas

Seguidores