Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Provas do novo Enem já têm data marcada



Teste reformulado seria aplicado no início de outubro, segundo MEC



O novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicado nos dias 3 e 4 de outubro aos candidatos a vagas em universidades federais que aderirem ao processo seletivo unificado. Para cumprir o papel de prova de vestibular, ele passará a ter uma redação e 200 questões divididas entre quatro áreas: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. A divulgação do resultado da prova objetiva deve sair em 4 de dezembro e da redação em 8 de janeiro de 2010.
No novo formato, somente após a divulgação dos resultados é que o aluno se inscreverá no curso pretendido. Daí, num sistema semelhante ao do Prouni (Programa Universidade para Todos), ele poderá escolher até cinco cursos diferentes, que podem ser da mesma universidade ou de instituições diferentes.
A partir das escolhas dos candidatos, o sistema calculará a concorrência de cada curso. O sistema permitirá que os candidatos simulem sua colocação no curso pretendido ao comparar as notas às dos demais concorrentes. Serão cerca de duas semanas destinados às simulações, fase em que os alunos poderão trocar suas opções. Caso o estudante não seja selecionado para o curso que marcou como prioridade, ele pode ser aprovado para a sua segunda opção, de acordo com a sobra de vagas.
As instituições que preferirem aplicar uma segunda fase além do exame nacional não incluirão as suas vagas nesse sistema, mas poderão utilizar a nota do exame como parte da média final. Isso porque, caso o aluno não seja aprovado na segunda fase do curso a que se candidatou, não terá como voltar ao sistema, que já estará fechado, e perderia as vagas de outras opções.
Um termo de referência com todos detalhes técnicos foi entregue aos reitores das universidades federais. Eles irão discutir se haverá adesão à prova como forma de seleção em substituição ao vestibular. Um comitê gestor formado por reitores e secretários estaduais de educação de cada região do país irá acompanhar a elaboração da nova prova e o impacto no Ensino Médio público. Segundo o MEC (Ministério da Educação), a idéia é reestruturar o currículo do Ensino Médio por meio da mudança no processo seletivo.
Fonte:http://www.universa.com.br/

Nenhum comentário:

Aula Prática

Aula Prática
Aula prática no laboratório de Histologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN)

1º Turma do Cursinho

1º Turma do Cursinho
Alguns alunos

Processo Seletivo

Processo Seletivo
Concetração

I Simuladão da UFRN

I Simuladão da UFRN
Simuladão aberto a comunidade norte-riograndense, mais de 160 pessoas inscritas

Seguidores