Total de visualizações de página

domingo, 8 de novembro de 2009

Projeto é recadastrado em Ensino - Pesquisa - Extensão.

Vai o resumo do projeto recadastrado. Agora com mais uma parceria, consolidando sua importância para a Região do Trairi e expandindo para o Potengy. 
Além disso, o projeto era cadastrado apenas como Extensão. No recadastramento, o projeto entra intercalado com os três pilares da Universidade: Ensino - Pesquisa - Extensão.


Resumo:
Trata-se de um projeto que será desenvolvido por discentes, docentes e servidores da UFRN em parcerias com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) de Santa Cruz, e a Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti que, sensibilizados com a situação atual do sistema educacional da região do Trairi resolveram se unir e criar estratégias de ensino, para que alunos de escolas publicas se apropriassem de novos conhecimentos para ingressar no ensino superior. Nesse sentido, tornou-se necessário criar mecanismos que viabilizassem a aproximação da Universidade junto à sociedade na perspectiva de responsabilização mutua na melhoria da situação educacional dos jovens da região e, é nesse contexto, que surge o cursinho como estratégia de preparar alunos de escola publica para continuarem seus estudos ingressando no ensino superior. As aulas do cursinho serão ministradas aos sábados e domingos nos laboratórios da FACISA e salas de aula da Escola Estadual e do IFRN. O projeto conta também uma estação de radio local como estratégia de interação com a sociedade discutindo temas de educação/ saúde e cidadania. Vale por em destaque que o cursinho foi cadastrado na UFRN em 2008 como projeto de extensão e alcançou índice satisfatório de aprovação no vestibular e em outros concursos, o que nos estimulou a desenvolver um trabalho de pesquisa com o objetivo de identificar a trajetória desses alunos na academia. A busca de informações torna-se importante, na medida em que, pode desencadear movimentos de discussão, propiciando aos alunos e a equipe do projeto, uma interação maior com a realidade e, desta forma, possibilitar um maior compromisso com a educação no processo continuo de construção e reconstrução desta. Destaca-se também que os discentes/ministrantes de cursos de Licenciatura embasam seus conhecimentos para interagir com os alunos por acreditarem que a educação deve tomar como preocupação central a necessidade de promover uma formação que se oriente pelo Maximo de compromisso social e com o Maximo de qualidade acadêmica. Nesta perspectiva, esperamos que as ações associadas do projeto estimulem os jovens a uma reflexão sobre a educação numa perspectiva critica e transformadora construindo perspectivas de avanços e mudanças da realidade educacional em que os mesmos estão inseridos. Palavras chaves: educação, ensino superior, conhecimento.

Nenhum comentário:

Aula Prática

Aula Prática
Aula prática no laboratório de Histologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN)

1º Turma do Cursinho

1º Turma do Cursinho
Alguns alunos

Processo Seletivo

Processo Seletivo
Concetração

I Simuladão da UFRN

I Simuladão da UFRN
Simuladão aberto a comunidade norte-riograndense, mais de 160 pessoas inscritas

Seguidores