Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Lista de Suplentes

Aderlan Dalton Dantas Pereira 
Ana Claudia Costa Soares
Brenda Priscilla B. da fonseca
Bruna Rafaela Faustino Dantas
Francisca das Chagas de Queiroz
Débora Danielle  Costa 
Elayne Marielle Oliveira Cardoso
Erick Anderson da Silva 
Fabiana Paula Rogério de Araújo
Flavia Silva de Medeiros
Jadson Praxedes
José Heleirton Fontes do Nascimento
José Isaac Medeiros de Melo
Juliana Gomes Cortes
Layne Gusmão Nascimento
Maria Gracielle de Macedo Moura
Maria Kalyadja D. de Souza
Maria Rosana Pontes da Cruz
Rafaela Rogerio dos Santos
Vitoria Larissa Jeronimo
Wellison Lima Moura
Ylanna Sylmara Morais Santos

Os novos alunos deverão comparecer nesta Sexta Feira (20), no horário das 07:30 as 10:00 para fazer a matricula, o candidato deverá esta munido do seguinte documento:
RG 
CPF

terça-feira, 17 de abril de 2012

Ultima Lista de Suplentes

O Projeto de Extensão Universidade Mais Pública - Cursinho Global irá chamar sua ultima lista de suplentes nesta quarta feira (18) a partir das 19:00 hs, a lista contêm cerca de 20 nomes.

terça-feira, 10 de abril de 2012

UFRN divulga Edital de Isenção

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte através da Comissão Permanente do Vestibular, lança o edital de Solicitacão de Isencão. A inscrição será realizada exclusivamente via  Internet,  das  08 horas do dia 23 de abril às 23h59min do dia 21 de maio de 2012.
9. Para se inscrever, o candidato deverá seguir os seguintes procedimentos:
9.1 Acessar o sítio www.comperve.ufrn.br, no qual estará disponível o Formulário de Inscrição para solicitação da isenção do pagamento da taxa de inscrição.
9.2 Preencher integralmente o Formulário de Inscrição de acordo com as instruções constantes nele.
9.3 Enviar eletronicamente o Formulário de Inscrição.
9.4 Imprimir o Comprovante de  Solicitação  da  Isenção  do pagamento da taxa de inscrição e o Termo de Responsabilidade.
9.5 Entregar ou enviar, todas e de uma só vez,  cópias das seguintes documentações:

A documentação referida no subitem 9.5 deverá ser entregue nos dias úteis do período de 23 de abril a 22 de maio de 2012, no horário das 07h30min às 11h30min ou das 13h30min às 17h30min, na sede da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE) ou enviada via Correio, com Aviso de Recebimento, endereçada à
COMPERVE, situada na BR 101, Campus Universitário, Lagoa Nova, Natal, RN, CEP:
59078-970.


Para mais informações Edital

quinta-feira, 5 de abril de 2012

UFRN promove IV Mostra de Profissões no Centro de Tecnologia

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), realiza nos dias 30 de maio e 1º de junho a IV Mostra de Profissões. O evento ocorre no Centro de Tecnologia (CT) no setor IV do Campus Universitário, nos horários de 8h às 11h, de 14h às 15h e das 19h às 21h.

O tema da mostra este ano é “Essa Escolha Pode Mudar Sua Vida”, aludindo à importância da escolha consciente da profissão.

Para auxiliar os estudantes, durante o evento acontecerão palestras para que os futuros calouros conheçam como funcionam os cursos de graduação, o mercado de trabalho, tour pelo Campus e a troca de experiências entre alunos e professores da instituição.

Não é necessário inscrição para participar. Para se obter mais informações deve-se acessar o site da Mostra das Profissões, através do link: www.ufrn.br/mostradeprofissoes .

Participam do projeto Mostra de Profissões o Centro de Biociências; Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes; Centro de Ciências Exatas e da Terra; Centro de Ciências Sociais Aplicadas; Centro de Tecnologia; Centro de Ciências da Saúde; Escola de Ciência e Tecnologia; Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi; Escola de Música; Escola Agrícola de Jundiaí; e o Centro de Ensino Superior do Seridó. 


Fonte: Boletim Diário da UFRN



UFRN organiza Congresso Latino-Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), juntamente com a Sociedade Latino-americana de Biomateriais, Órgãos Artificiais e Engenharia de Tecidos (SLABO) trazem para Natal a sétima edição do Congresso Latino-Americano de Órgãos Artificiais e Engenharia de Tecidos (SLABO), que acontece no período de 22 e 25 de agosto, no Imirá Plaza Hotel, em Natal.

Este será o principal evento latino-americano para discussões nas áreas de saúde e engenharia. O congresso tem como objetivo discutir e compartilhar descobertas na área de saúde e engenharias de tecidos. O evento é voltado a médicos, engenheiros, químicos, físicos, professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, além de empresários da área.

A organização do 7º COLAOB está preparando uma programação com palestras e mesas-redondas com especialistas da área médica, fabricantes e representantes de órgãos governamentais. 

Além de compartilhar conhecimentos através de oficinas com temas interdisciplinares e distribuir prêmios meritórios a jovens cientistas, a organização quer deixar a sua marca na cidade e está preparando diversas atividades de confraternização, pois, segundo a organização, o bom humor e um ambiente festivo ajudam no congraçamento das pessoas e auxiliam no desenvolvimento de trabalho e pesquisa, troca de experiência e conhecimentos entre os participantes. 

Temas que serão abordados durante os dias de evento: engenharia de tecidos; biomateriais; biomecânica e reabilitação; coração artificial e assistência ventricular; hemodinâmica e aferese; modelagem de fenômenos biológicos; instrumentação; implantes de ouvido (Coclear) e implantes cardiovascular, dental e ortopédico.

Os interessados em participar precisam se cadastrar na página do evento na internet. Depois, o participante deve acessar a página do COLAOB com o login e a senha cadastrados, efetuar a inscrição online de acordo com o formulário disponível na página e efetuar o pagamento da taxa de inscrição conforme os valores discriminados no site.  

Resumos

Segundo a organização do evento, a cidade de Natal foi escolhida devido à ampla rede hoteleira, infraestrutura adequada e experiência na realização de grandes eventos científicos e internacionais. Além disso, a cidade possuir um clima agradável e está situada, estrategicamente, na malha aeroviária nacional. 

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é uma parceria na realização do evento, pois é considerada pelo Ministério da Educação a melhor Instituição de ensino superior do Rio Grande do Norte e conta com projetos de destaque nas áreas de engenharia e biomédica com reconhecimento nacional e internacional. 
 
Para obter mais informações sobre o evento, os interessados podem acessar o endereço eletrônico:http://www.metallum.com.br/7colaob/ . 


Fonte: Boletim Diário da UFRN

Departamento de Fisioterapia da UFRN oferece curso para gestantes

O Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte oferece curso gratuito para mulheres gestantes. As aulas são ministradas todo ano e está aberto para toda a comunidade.

O curso terá início no dia 8 de maio os encontros acontecerão nas terças e quintas-feiras, das 10h às 11h45. Com duração de dois meses e 15 dias, o curso abordará assuntos como os aspectos psicológicos da gravidez, alterações corporais e fisiológicas, orientações posturais, massagens e shantala (massagem feita no bebê), boa alimentação, alongamentos, entre outras orientações.
 

As aulas são ministradas pelos alunos de Fisioterapia, sempre supervisionados por um professor. “Toda a orientação às grávidas visa ao melhor conhecimento dos fenômenos que ocorrem na gestação, parto e pós-parto, de modo a fornecer às gestantes técnicas que as auxiliem a lidar com os incômodos da gestação e a participarem de forma ativa no momento do parto”, conta a professora Elizabel de Souza Ramalho Viana, coordenadora do Grupo de Estudos sobre Saúde da Mulher em Fisioterapia.
As mulheres interessadas podem se inscrever pelo telefone, através dos números: 3342-2001, 3342-2015, 8839-2681 ou 9617-4265.

Fonte: Boletim Diário da UFRN

segunda-feira, 2 de abril de 2012

UFRN e Petrobras inauguram planta piloto de cultivo de microalgas

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Petrobras inauguram nesta terça-feira, 3 de  abril , a  Planta  Piloto  de  Cultivo  de  Microalgas  para Produção de Biodiesel,  onde  será possível aprofundar os estudos sobre o potencial das microalgas como nova alternativa para geração de energia limpa no Brasil e, dessa forma, utilizar a biomassa para futura produção de biocombustíveis.

A solenidade de inauguração acontece no Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências, e em seguida será feita uma visita à Planta, que fica  no Centro de Tecnologia da Aquicultura, em Extremoz, a 16 km de Natal, e faz parte da Rede Temática de Bioprodutos.

O projeto teve início em 2009 e já reúne cerca de 10 espécies de microalgas capazes de crescer em água de produção de petróleo. Na planta, os primeiros fotobiorreatores abertos, com capacidade  útil  de  4  mil litros, vão proporcionar  a realização de estudos detalhados sobre  a produtividade das microalgas  e do seu teor de óleo nas condições climáticas do Rio Grande do Norte,  onde  há ventos do quadrante sudeste constantes e insolação intensa durante 80% do ano.

O potencial  de  produção  de  biomassa  por  área  ocupada é de 7 a 30 vezes superior   ao   obtido   com  vegetais  terrestres  e  é  possível atingir produtividade  da  ordem  de  25g/m2  por dia de biomassa algácea.

Também é possível remover taxas mais elevadas de CO2 atmosférico, quando comparadas com a captura de carbono em vegetais superiores. 

O valor do projeto é de R$ 2.241.960,20.. 




Fonte: Boletim Diário da UFRN

Candidato ao Prêmio Nobel de Física ministra Aula Pública na UFRN

“Fazendo luz na Matemática” é o título da Aula Pública que o professor Michael Berry, da Universidade de Bristol, Inglaterra, ministrará na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no dia 4 de abril, às 10h, no auditório Otto de Brito de Guerra, Reitoria.

A palestra terá um tom intelectual, mas não ficará restrita a temas técnicos e apresentará um forte componente visual. A proposta da aula é discutir os "fenômenos matemáticos" e como eles encontram aplicações e ilustrações na Física da Luz. 

Michael Berry apresentará conceitos como fractais, teoria da catástrofe, nós, o infinito, zero e até mesmo quando 1+1 não somam 2, necessários para o entendimento do arco-íris, estrelas que piscam, mães brilhantes, espelhos mágicos orientais e observações simples sobre interferência, polarização e foco.

A promoção é da UFRN, através do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE), do Programa de Pós-Graduação em Física (PPF) e do Instituto Internacional de Física da UFRN. Na Universidade, o professor inglês está participando da reunião do Comitê Científico do Instituto Internacional de Física, iniciado nesta segunda-feira, 2 de abril.

Michael Berry já recebeu o título de Cavalheiro da Rainha da Inglaterra em 1996 por suas contribuições no campo da Física, além de possuir 446 trabalhos de pesquisa publicados nos mais conceituados periódicos da área. É um dos fortes candidatos a receber o Prêmio Nobel de Física no ano de 2012. 


Fonte: Boletim Diário da UFRN

Reitora da UFRN participa de reunião com o Comitê Internacional de Física

O Comitê Científico Internacional do Instituto Internacional de Física da UFRN está reunido em Natal, para planejar as atividades do IIF para o período 2013/2014. A reunião contou com a presença da reitora Ângela Paiva Cruz, na manhã desta segunda-feira, 2, quando ela reafirmou o compromisso da Universidade com a consolidação do Instituto, que desempenha um importante papel na meta de internacionalizar a instituição.

“Os institutos internacionais são prioridades de nossa gestão”, afirmou a reitora da UFRN, que colocou os membros do Comitê Científico do IIF/UFRN a par das articulações que estão sendo feitas para consolidar o instituto.

Ela falou sobre o concurso de professor, já realizado, sobre a licitação para a construção do prédio do Instituto e de gestões que estão sendo feitas para a construção, no Campus Central, de um Hotel de Trânsito, para professores e pesquisadores que visitam e trabalham na UFRN.

A reitora aproveitou a oportunidade para informar aos cientistas que no dia 4 o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, um dos grandes articuladores e incentivadores do Instituto Internacional de Física da UFRN, será agraciado pela Universidade com o título de Doutor Honoris Causa. Também estará na solenidade, o atual ministro  Marco Antônio Raupp.

Comitê

Estão participando da Reunião do Comitê Internacional de Física os professores Álvaro Ferraz (presidente do IIF), Liacir dos Santos Lucena e Renam Medeiros, da UFRN; e Dionys Baeriswyl e Konstantin Efetv(Alemanha); Eduardo Marino, Constantino Tsallis,  Beatriz Leonor Silveira Barbury e Nathan Jacob Berkovits (Brasil); Itamar Procaccia (Israel); Michael Berry (Inglaterra); e Gerard ´t Hooft (Holanda).


Fonte: Boletim Diário da UFRN

Aula Prática

Aula Prática
Aula prática no laboratório de Histologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN)

1º Turma do Cursinho

1º Turma do Cursinho
Alguns alunos

Processo Seletivo

Processo Seletivo
Concetração

I Simuladão da UFRN

I Simuladão da UFRN
Simuladão aberto a comunidade norte-riograndense, mais de 160 pessoas inscritas

Seguidores