Total de visualizações de página

domingo, 29 de novembro de 2009

Preparativos para 2010

Após o término do projeto no ano de 2009, os organizadores estão preparando o Processo Seletivo para 2010. As inscrições para o PS estão para começar em Janeiro e a prova ser aplicada em Fevereiro. Já as aulas têm previsão de começarem em Março.

Faltam 97 dias para o ínicio das aulas.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

domingo, 15 de novembro de 2009

Despedida!

O ano passa, muitas coisas acontecem...
Foi um ano de batalha, mais um ano de conquistas...
Um sonho sendo realizado, vidas sendo reconstruídas...
Pessoas simples que precisam de incentivos...
O sol nasce pra todos, mas somente alguns terão a oportunidade de vê-lo pela Janela...
Nosso Objetivo é fazer que esse trabalho continue...
É fazer com que vocês não desistam dos seus sonhos...
Vocês não são alunos, são estudantes...
Obrigado Deus por mais um ano de Projeto Social...


Essas foram algumas palavras que professores, alunos e diretor relataram na despedida do Cursinho da UFRN.
Hoje, domingo, houve a festa de despedida do Projeto de Extensão Universidade Mais Pública. No início, logo após a aula de matemática do professor Alexandre, teve uma dinâmica de " Conhecer seu companheiro" comandada pela Professora Hêrcilla Nara. Logo após, foi feito uma roda em que professores e alunos falaram um pouco da experiência de estar participando do Cursinho. Por fim,  houve Geane Estevam fez uma oração e, em seguida, uma homenagem ao Diretor da Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti, João Bezerra Neto, pelo apoio dado ao Projeto desde 2008; além de Salgados, Bolo e Refrigerante serem distribuídos.



Aula de Matemática com Alexandre



Discurso


Oração


Dinâmica " Conhecendo seu Companheiro"


Dinâmica " Conhecendo seu Companheiro"


Dinâmica " Conhecendo seu Companheiro"


Dinâmica " Conhecendo seu Companheiro"


Dinâmica " Conhecendo seu Companheiro"


Discurso


Oração


Oração


Dinâmica " Conhecendo seu Companheiro"


Dinâmica " Conhecendo seu Companheiro"


Dinâmica " Conhecendo seu Companheiro"


Dinâmica " Conhecendo seu Companheiro"



Homenagem ao Diretor da Esc. Est. José Bezerra Cavalcanti

 Professores





Professoes e alunos


Professoes e Alunos

"Se não houver frutos, valeu a beleza das flores. se não houver flores, valeu a sombra das folhas. Se não houver folhas, valeu a intenção da Semente". (Henfli)

Última Aula de Física

Sexta-feria 13, nesta data comemora-se o dia das Bruxas. Muitas pessoas acreditam que nesse dia azar ocorrem com freqüência. Entretanto, para os alunos do Cursinho da UFRN, nada mais foi que um dia qualquer. Nesta data aconteceu a última aula ministrada pela aluna do Curso de Enfermagem, Hêrcilla Nara, Física II.


Para que a aula fosse mais interessante, Hêrcilla realizou dinâmica com os alunos fazendo uma breve revisão do conteúdo antes do Vestibular.




Aula com o Professor Dr. Expedito Júnior.

No dia 29 de Outubro houve aula com o Professor da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN) Expedito do Nascimento Júnior.


Estiveram presentes aproximandamente 15 alunos.




sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O projeto entra na sua última semana de aula.


Após 9 meses, o cursinho da UFRN terá somente esta semana de aula, pois a próxima já se é o Processo Seletivo (Vestibular).
Para que os conteúdos sejam dados ainda a tempo, os professores estão se virando nos 30. Nesta semana as aulas aconteceram durante a semana, começando na quarta e terminando no Domingo, seguindo os horários:

- Quarta (Noite)
Local: FACISA
Disciplina: Matemática (Artur)



- Quinta (Noite)
Local: FACISA
Disciplina: Química (Janaína)


- Sexta ( Noite)
Local: FACISA

Disciplina: Física (Hêrcilla)


- Sábado (Manhã)
Local: Esc. Est. José Bezerra Cavalcanti
Disciplina: Química (Marcela)


- Sábado (Tarde)
Local: Esc. Est. José Bezerra Cavalcanti
Disciplina: Literatura & Redação


- Domingo ( Manhã)
Local: Esc. Est. José Bezerra Cavalcanti
Disciplina: Física (João Paulo)


- Domingo (Tarde)
Local: Esc. Est. José Bezerra Cavalcanti
Disciplina: Matemática (Alexandre) e Biologia (Galileu)


Além desses  horarios, a partir do dia 16, segunda-feira, os alunos terão uma semana de aula. Na segunda o projeto entra em parceria com o Projeto Estudo da ocorrência de enteroparasitas em hortaliças comercializadas no município de Santa Cruz, RN, Brasil: pesquisa de enteroparasitas; neste, os alunos terão a oportunidade de revisar as principais doenças causadas por parasitas e vê na prática os parasitos.
Terça-Feira (17/11) Haverá aula de Portugueês com Geane na FACISA.
Quarta-Feira (18/11) Os alunos terão aula prática de Genética, na qual farão extração de DNA da cebola no laboratório multidisciplina da FACISA.
Quinta-Feira (19/11) Aula de Física Moderna com Talles na FACISA.
Sexta-Feira (20/11) Aula de Biologia com Franklin Learcton na FACISA.

domingo, 8 de novembro de 2009

Projeto é recadastrado em Ensino - Pesquisa - Extensão.

Vai o resumo do projeto recadastrado. Agora com mais uma parceria, consolidando sua importância para a Região do Trairi e expandindo para o Potengy. 
Além disso, o projeto era cadastrado apenas como Extensão. No recadastramento, o projeto entra intercalado com os três pilares da Universidade: Ensino - Pesquisa - Extensão.


Resumo:
Trata-se de um projeto que será desenvolvido por discentes, docentes e servidores da UFRN em parcerias com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) de Santa Cruz, e a Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti que, sensibilizados com a situação atual do sistema educacional da região do Trairi resolveram se unir e criar estratégias de ensino, para que alunos de escolas publicas se apropriassem de novos conhecimentos para ingressar no ensino superior. Nesse sentido, tornou-se necessário criar mecanismos que viabilizassem a aproximação da Universidade junto à sociedade na perspectiva de responsabilização mutua na melhoria da situação educacional dos jovens da região e, é nesse contexto, que surge o cursinho como estratégia de preparar alunos de escola publica para continuarem seus estudos ingressando no ensino superior. As aulas do cursinho serão ministradas aos sábados e domingos nos laboratórios da FACISA e salas de aula da Escola Estadual e do IFRN. O projeto conta também uma estação de radio local como estratégia de interação com a sociedade discutindo temas de educação/ saúde e cidadania. Vale por em destaque que o cursinho foi cadastrado na UFRN em 2008 como projeto de extensão e alcançou índice satisfatório de aprovação no vestibular e em outros concursos, o que nos estimulou a desenvolver um trabalho de pesquisa com o objetivo de identificar a trajetória desses alunos na academia. A busca de informações torna-se importante, na medida em que, pode desencadear movimentos de discussão, propiciando aos alunos e a equipe do projeto, uma interação maior com a realidade e, desta forma, possibilitar um maior compromisso com a educação no processo continuo de construção e reconstrução desta. Destaca-se também que os discentes/ministrantes de cursos de Licenciatura embasam seus conhecimentos para interagir com os alunos por acreditarem que a educação deve tomar como preocupação central a necessidade de promover uma formação que se oriente pelo Maximo de compromisso social e com o Maximo de qualidade acadêmica. Nesta perspectiva, esperamos que as ações associadas do projeto estimulem os jovens a uma reflexão sobre a educação numa perspectiva critica e transformadora construindo perspectivas de avanços e mudanças da realidade educacional em que os mesmos estão inseridos. Palavras chaves: educação, ensino superior, conhecimento.

Aula Prática

Aula Prática
Aula prática no laboratório de Histologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN)

1º Turma do Cursinho

1º Turma do Cursinho
Alguns alunos

Processo Seletivo

Processo Seletivo
Concetração

I Simuladão da UFRN

I Simuladão da UFRN
Simuladão aberto a comunidade norte-riograndense, mais de 160 pessoas inscritas

Seguidores