Total de visualizações de página

sábado, 31 de outubro de 2009

Viagem dos Alunos à XV CIENTEC

Dando continuidade a viagem que os alunos do Cursinho da UFRN à XV Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN.
Logo abaixo estão as fotos da visita ao laboratório de Anatomia; apresentação do Projeto na CIENTEC;  entrevista a rádio; alunos e professores do projeto.

 




quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Aula de Biologia com a Professora da FACISA

Terça-feira passada os alunos do cursinho tiveram aula com a Professora de Biologia e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) Adriana Brito, na qual abordou sobre o conteúdo de organelas citoplasmáticas. A aula aconteceu no anfiteatro da FACISA e teve duração de 1h e 30min.

Estiveram presentes cerca de 15 alunos do Projeto.









 


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ensino médio agora é universal


Agora é lei. As escolas públicas ficam obrigadas a fornecer vaga no ensino médio a todo aquele que a procurar. É a universalização do ensino médio, a exemplo do que já ocorria com o ensino fundamental.
Todo adolescente que quiser completar seus estudos pode procurar a escola mais próxima da sua casa: ela terá de lhe fornecer uma vaga.
O projeto de Cristovam Buarque, tornando obrigatória a vaga no ensino médio, foi sancionado pelo presidente Lula na noite de ontem.
“O projeto resolve um dos três problemas que que fazem com que boa parte dos alunso não complete o ensino médio, que é a falta de oferta de vagas. Resta atacar os demais problemas, que são a evasão por necessidade de trabalho e a baixa qualidade mesmo do ensino. Mas um primeiro passo importante foi dado”, comemorou, de Budapeste, na Hungria, onde participa de um fórum de debates sobre economia, Cristo vam. A universalização do ensino médio é a quinta Lei Buarque aprovada. “Aos poucos, apesar da lentidão do Congresso, vou conseguindo aprovar os projetos que apresentei como ministro da Educação e que ficaram engavetados por José Dirceu na Casa Civil e que foram ignorados por Tarso Genro quando ele me substituiu no ministério”.

Fonte: Blog do Cristovam Buarque

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Passeio dos Alunos à XV CIENTEC

Sexta-Feira, dia 23 de outubro, alguns alunos do Cursinho da UFRN fizeram uma visita a XV CIENTEC (Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN).
Os alunos saíram de Santa Cruz-RN às 7h da manhã e, ao chegarem em Natal, foram direto ao Museu Câmara Cascudo onde conheceram o museu anatômico e outras coisas. Logo após, foram almoçar no RU (Restaurante Universitário) e mais tarde deram uma volta a XV CIENTEC.
Por fim, os alunos ainda assistiram a apresentação do Projeto no Stand da FACISA, jantaram e voltaram para Santa Cruz-RN saindo de Natal às 19h.

Logo abaixo encontram-se fotos da viagem.






















quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CIENTEC 2009


Nesta sexta-feira, dia 23 de outubro, o projeto de extensão Universidade Mais Pública estará sendo apresentado ao público a partir das 17h no Stand da FACISA, localizado no pavilhão do Complexo hospitlar, CCS e FACISA, próximo ao pavilhão da TVU.

Além disso, alguns alunos do projeto estarão conhecendo o museu de anatomia da UFRN e o Museu Câmara Cascudo.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do Professor

 Mestre

És mais que uma pessoa,
és símbolo, paixão, ideal, sonho!

Mito de um ser que tudo sabe,
companheiro, amigo,
mão que se estende na complexidade dos caminhos da vida.

Muitos mitos, ídolos, amigos, companheiros
passam por nossas vidas, comunicam conhecimentos,
abrem nossas mentes,
proporcionam parâmetros, despertam valores.

Mas, os anos passam,
conhecimentos ficam adormecidos,
normal ultrapassadas, novas formas,
novos hábitos, novos costumes,

Mas, no nicho sagrado das lembranças, permanece o mestre.
Ele será para sempre alguém muito especial,
referência segura que ilumina e faz discernir caminhos.

Quem nos comunica vida, carinho, bondade,
quem oferece por nós horas de sono, de dedicação,
de empenho, planta para sempre uma semente em nosso coração.

Os nossos conhecimentos vão evoluindo,a lembrança do mestre permanece para sempre,
ele atinge o profundo de nossas vidas.

Eterniza em nós algo do seu coração.

sábado, 10 de outubro de 2009

Educação em Saúde: Prevenção de Câncer e Planejamento Familiar


Aula e Palestra sobre Câncer: seus tipos, fatores de risco, causas, prevenção e tratamento

Neste sábado, dia 10 de outubro, foi realizado aos alunos do Cursinho Global (UFRN) uma palestra sobre dois temas: Câncer e Planejamento Familiar.


Palestra sobre Câncer na Esc. Estadual José Bezerra Cavalcanti


O professor de Biologia I, Franklin Learcton, aproveitou o momento em que abordava o conteúdo sobre câncer para o vestibular para dar apoio a Campanha que está acontecendo por todo o Brasil, sobre o combate ao câncer de Mama. Porém, ele não aproveitou somente para falar do Câncer de Mama, foi mais além, citou sobre os Cânceres do Colo de útero, Próstata, Pulmão e Pele. Ele citou sobre os fatores de risco de cada um,prevenção e tratamento.

Alunos do Cursinho Assistindo a Palestra


Apresentou aos alunos métodos contraceptivos para planejamento familiar. Ficou a amostra dos alunos contraceptivos do tipo DIU, Diafragma, Camisinha Masculina e Feminina, Hormônios orais e injetáveis, além de equipamentos que são utilizados para o exame citopatológico.

Bolsa de Métodos Contraceptivos 


Logo em seguida, aproveitando que o HPV é responsável também pelo desenvolvimento do câncer do Colo do Útero e é transmitido por relações sexuais, ficou marcado outra palestra para próxima semana sobre DSTs/AIDS. Mais a frente serão abordados temas como Uso Racional de Medicamentos e Saúde e Meio Ambiente no decorrer do ano.

Demonstração de Métodos Contraceptivos Orais para Planejamento Familia

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Concurso: Crie a melhor frase sobre o Dia Nacional da Leitura e Semana da Leitura e da Literatura!



A Lei 11.899, de 2009, estabelece o dia 12 de Outubro como o Dia Nacional da Leitura e a semana em que cai esse dia como a Semana da Leitura e da Literatura. É um projeto do senador Cristovam Buarque. O objetivo é tomar esse dia, em que já se comemora o feriado de Nossa Senhora da Aparecida e o Dia da Criança, como marco para incentivar o hábito da leitura no Brasil. Com seminários, atos, debates, sobre a importância do hábito de ler. No Dia Nacional da Leitura e Semana Nacional da Leitura e da Literatura, queremos propor uma troca com você. Ajude a divulgar essa ideia criando uma frase sobre essa data e a importância da leitura. Em troca, a melhor frase ganhará uma coleção de livros de autoria do senador Cristovam. Livros acadêmicos, de ficção e mesmo infantis escritos por ele.
Envie as frases até o dia 17 de outubro para os e-mails rudolfo@senado.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; afonsom@senado.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou gabriel.reis@senado.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
O nome do(a) vencedor(a) e a sua frase serão divulgados na segunda-feira, 19 de outubro, quando também será enviada para ele(a) a coleção de livros.

PARTICIPE
Fonte: 

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Aniversário de Carlinhos


Na sexta-feira passada, o funcionário contratado do Cursinho José Carlos de Almeida, conhecido como Carlinhos, completou 20 anos. Para comemorar esse dia tão especial, ele quis compartilhar com os alunos e funcionários do cursinho. Entretanto, dos professores do cursinho estavam Franklin e Hêrcilla para representar, pois os demais estavam em Natal ocupados com seus cursos.

A parabenização aconteceu logo após o término da palestra sobre o SUS. Os alunos do cursinho elogiaram Carlinhos e relataram a ausência de sua participação como próprio aluno do Projeto.


Por fim, todos  desejaram muitos anos de vida e felicidades a esse rapaz que tanto trabalha para que o cursinho seja cada vez mais um meio social para a inclusão de pessoas carentes ao Ensino Superio. Sem sua particpação no projeto, hoje o cursinho não estaria andando tão bem.  Parabéns Carlinhos, muitas felicidades! Que sua vida seja abençoada de muitos amigos, familiares e pessoas que querem seu bem. Esse é um desejo de TODOS que compõem o o projeto.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Educação em Saúde: SUS, a luta não pode parar.


Na sexta-feira dia 2 de outubro, o professor de Biologia I (Franklin Learcton) e a Professora de Física II (Hêrcilla Nara) realizaram uma palestra abordando o tema "SUS, a luta não pode parar". A finalidade da palestra foi alertar a população que ela é responsável pela construção do SUS (Participação Popular/Controle Social). Além de concretizar que a "Saúde é direito de TODOS e dever do ESTADO".
O Sistema Único de Saúde brasileiro é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Abrangendo do simples atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos, ele é o único a garantir acesso integral, universal, igualitário e completamente gratuito para a totalidade da população.
Mas nem sempre foi assim. Antes da implementação do SUS pela Constituição de 1988, a saúde não era considerada como um direito social. O modelo de saúde, adotado até então, dividia os brasileiros em três categorias: os que podiam pagar por serviços de saúde privados; os que tinham direito à saúde por serem segurados pela previdência (trabalhadores com carteira assinada); e os que não possuíam direito algum.
Amparado por um conceito ampliado de saúde (que a relaciona não somente à ausência de doença, mas a fatores condicionantes e determinantes do bem-estar físico, mental e social como: alimentação, moradia, saneamento, meio ambiente, trabalho, renda, educação, transporte e lazer), o SUS foi criado para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de habitantes do País.
Vale ressaltar que o SUS não se resume a consultas, exames e internações. O sistema hoje faz muito com poucos recursos. Em alguma medida, todos os brasileiros são usuários do SUS, já que todos se beneficiam das campanhas de vacinação; das ações de prevenção e de vigilância sanitária (registro de medicamentos, fiscalização de alimentos etc.); ou de eventuais atendimentos de alta complexidade, quando estes são negados pelos planos de saúde. Como se pode perceber, o SUS faz parte da vida de cada um de nós.

  A palestra aconteceu logo após a aula de Física II e teve uma média de 40min de duração.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Prova será nos dias 5 e 6 de dezembro e Polícia Federal vai acompanhar














As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já têm nova data: 5 e 6 de dezembro (sábado e domingo). O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta terça-feira, 6, após reunião com o ministro da Justiça, Tarso Genro. No encontro entre os ministros, ficou definida a participação da Força Nacional e da Polícia Federal em todas as etapas da logística da prova.


“A Polícia Federal vai acompanhar todo o processo, desde a saída da prova do cofre do Inep até a distribuição das provas, que deverá ser feita pelos correios”, disse Haddad. Caso seja acertada a participação dos correios na logística do Enem, a distribuição do material impresso será feito por meio de uma operação especial, “cercada de garantias para que as provas cheguem aos destinos corretamente”, nas palavras do ministro.

A partir de agora, a equipe do setor de inteligência da Polícia Federal vai elaborar os detalhes do monitoramento de cada etapa da logística do Enem. “O exame é um ícone nacional e o desafio do Estado é zelar para que o instrumento seja aplicado de maneira adequada”, enfatizou Haddad.

O ministro ressaltou que a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC tem mantido contato com as universidades que tinham vestibular marcado para o primeiro fim de semana de dezembro, para que entrem em consenso sobre nova data. Entre as universidades federais que aplicariam vestibular nesses dias e já confirmaram adequação à nova data estão a de Juiz de Fora, de Santa Catarina e a Universidade de Brasília.

Ainda nesta terça-feira haverá uma reunião entre representantes do Ministério da Educação, do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe) e da Fundação Cesgranrio, que vão aplicar a prova, para definir detalhes de correção e divulgação do resultado do exame.

Assessoria de Comunicação Social

Fonte: MEC

Aulas do Cursinho estão acontecendo normalmente.

Desde a reunião que houve no dia 5 de Setembro deste ano, as aulas do cursinho estão acontecendo normalmente, sem nenhuma intecorrência até o momento. A prova disso foi a organização da aula do Final de Semana em que o ENEM foi cancelado, onde as aulas do cursinho ocorreram sem problemas.
Sexta-feira, dia 25 de setembro, a ex aluna Janaína Lopes (Cursando Enfermagem na UFRN/Santa Cruz), deu sua participação ministrando a disciplina de Química I. A ex-aluna do cursinho e atual acadêmica de Enfermagem está passando por período de experiência na qual poderá assumir a matéria próximo ano. Até o momento, não houve reclamações sobre o seu modo de ministrar aulas.

Aula de Química com Janaína Lopes

No mesmo dia houve aula do professor de Biologia IFranklin Learcton, no qual entrou em período de revisão de sua matéria.


Aula de Biologia com Franklin Learcton

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

MEC deve anunciar nova data na quarta-feira

Domingo, 04 de outubro de 2009 - 17:41

O ministro Fernando Haddad anunciou hoje, dia 4, que o Ministério da Educação divulga, provavelmente, na quarta-feira, 7, a nova data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão será tomada depois de quatro reuniões a serem realizadas na segunda e terça-feira. “Na quarta-feira já poderemos fechar o diagnóstico e apresentar os novos processos para realização do Enem. Divulgaremos os procedimentos de segurança, parceiros envolvidos e a data do novo Exame”, afirmou o ministro Fernando Haddad.

Na manhã da segunda-feira, 5, continua a reunião entre os técnicos do Inep e do MEC com os representantes do consórcio de empresas responsáveis pela realização do Enem, interrompida na madrugada de sábado, 3. Às 15h30, o ministro Fernando Haddad reúne-se com o Comitê de Governança do Enem 2009, que reúne reitores de Universidades e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, secretários estaduais e municipais de Educação, além de representantes do MEC.

Na terça-feira, 6, o ministro reúne-se com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que traz os reitores das 55 universidades federais de todo o país. Depois, encontra-se com o ministro da Justiça, Tarso Genro, para discutir o inquérito sobre o vazamento da prova e também para apresentar um mapeamento dos processos tomados para a prova adiada e pedir a colaboração do serviço de inteligência da Polícia Federal para o novo Exame.

Questão de honra – “O país foi vítima de um ato de delinquência que prejudicou toda a sociedade – estudantes, universidades, governo”, afirmou o ministro. Ele reiterou ainda que “é lamentável que um ato delinquente tenha colocado em risco uma conquista de toda a sociedade para a democratização do ensino superior, como é reconhecido o Enem”.

O ministro da Educação elogiou o trabalho da Polícia Federal. “Temos uma polícia eficiente, que em cerca de 48 horas conseguiu chegar aos responsáveis pelo crime”. O delegado responsável pelas investigações informou ao ministro que a investigação está extremamente avançada. “Chegar aos responsáveis era uma questão de honra”, concluiu o ministro.

Assessoria de Comunicação Social

Fonte: Ministério da Educação

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Educação em Saúde: Doação de Medula Óssea

O mundo atual impõe aos educadores e aos jovens a tarefa de absorver as novas tecnologias, sem as quais qualquer atividade profissional e até mesmo a vida cotidiana se tornarão inviáveis.

Um curso preparatório ao vestibular é um tipo de curso realizado por estudantes brasileiros que estão próximos a prestar o concurso Vestibular para ter acesso ao Ensino Superior e assim estarem mais aptos a acompanharem o avanço das tecnologias.

Muito das instituições do ensino médio que preparam seus alunos para enfrentar o Vestibular visam em suas disciplinas somente conteúdos abordados nos Processos Seletivos, deixando de lado o papel principal da Escola que é formar cidadãos.

Pensando nisso, o Cursinho Global (UFRN) desenvolve ações que prestam serviços a comunidade e que contribuam para o desenvolvimento da mesma. Alunos de Enfermagem e Medicina desenvolvem Educação em Saúde, através de atividades educativas/interativas, como roda de conversa ou palestras.

Durante o mês de Agosto deste ano o Aluno do Curso de Medicina do 6º Período e professor da disciplina de biologia III, Daniel Barros Rogério, realizou uma roda de conversas com os alunos do cursinho da UFRN abordando a importância da doação de medula óssea. Como o próprio relata:

"...é de grande importância para que os alunos saibam disso (doação de medula óssea), pois um simples gesto pode salvar muitas vidas (...)"

"... apesar da estrutura não ser das melhores, um pouco que fazemos já é o bastante (...)"

Dessa forma, o projeto volta com sua característica extensiva seguindo as diretrizes da Extensão:

* Impacto e Transformação: estabelecimento de uma relação entre a Universidade e outros setores da Sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população e implementadora de desenvolvimento regional e de políticas públicas

* Interação dialógica: desenvolvimento de relações entre universidade e setores sociais marcadas pelo diálogo, pela ação de mão-dupla, de troca de saberes, de superação do discurso da hegemonia acadêmica.

* Interdisciplinaridade:busca consistência teórica e operacional que estruture o trabalho dos atores do processo social e que conduza à interinstitucionalidade, construída na interação e inter-relação de organizações, profissionais e pessoas, através de materiai analítico e de métodlogias.

*Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão: reafirmando a extensão como processo acadêmico – justificando-lhe o adjetivo “universitária” –, em que toda ação de extensão deverá estar vinculada ao processo de formação de pessoas e de geração de conhecimento, tendo o aluno como protagonista de sua formação técnica para obtenção de competências necessárias à atuação profissional, e de sua formação cidadã.


Cursinho Global - nosso olhar é ampliado.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

PROJETO DESENVOLVE CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR NA REGIÃO DO TRAIRI


O projeto Universidade Mais Pública promove um cursinho pré-vestibular popular no município de Santa Cruz. A ação foi pensada e é desenvolvida por discentes, docentes e servidores da UFRN e visa contribuir para que estudantes de origem popular ingressem nas universidades públicas. Participam da iniciativa alunos de escolas públicas da região do Trairi.

As aulas acontecem aos sábados na Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti e na Faculdade De Ciências Da Saúde do Trairi (FACISA) em Santa Cruz.

Fonte: www.proex.ufrn.br

ENEM adiado, aulas normais neste Final de Semana

O Ministério da Educação (MEC) cancelou a realização do Enem. O exame estava marcado para o próximo fim de semana. A causa foi o vazamento do conteúdo da prova.
Por este motivo, as aulas no Cursinho acontecerão normalmente nesta sexta-feira a noite e Domingo manhã e tarde na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi; Sábado manhã e tarde no Pedagógico.

ATT

Responsabilidade Social, essa á a nossa marca!

O projeto vem a público esclarecer qual foi o direcionamento dos alimentos arrecadados no período de inscrição do processo seletivo 2009.
Os alimentos foram organizados em cestas básicas e distribuídos em comunidades carentes do município de Santa Cruz/RN, tais como a comunidade do Gastão Nunes e da Cega Matilde.

Entrega dos alimentos nas residências

Comunidade da Cega Matilde - Santa Cruz/RN


Projeto é apresentado em eventos pelo Estado do Rio Grande do Norte

O Projeto de Extensão Universidade Mais Pública durante o mês de setembro foi apresentado em dois eventos aqui no estado do Rio Grande do Norte. O primeiro deles foi no II JACENF ( II Jornada Acadêmica de Enfermagem) ocorrido na cidade de Mossoró no período de 11 a 12 de Setembro. O Projeto foi apresentado no Grupo de Trabalho - Educação para o cuidado: ressignificando a formação e as práticas de saúde na perspectiva da Humanização. O tema abordado pelo projeto foi "Universidade Mais Pública: uma experiência em iniciação à docência", apresentando os trabalhos que o projeto desenvolve e de cada integrante do mesmo, além da educação em saúde que é promovido dentro da Extensão. O trabalho foi apresentado por um dos integrantes do projeto Franklin Learcton.
O segundo evento, no qual o projeto teve como abordagem o mesmo tema, foi o II Congresso Multiprofissional da Saúde, ocorrido em Natal nos dias 19 e 20 de setembro no Centro de Ciências da Saúde da UFRN. Quem apresentou o trabalho foi outra integrante do Projeto Geane Estevam. Nos dois eventos ficou claro que o cursinho foi bem vistos pelos avaliadores, sendo elogiados por todos que marcavam presença na hora da apresentação.

O objetivo do projeto foi relatar atividades de iniciação à docência e educação em saúde realizadas por estudantes universitários no Projeto Universidade Mais Pública.
De acordo com Franklin e Geane: "essa vivência contribuiu significativamente para a nossa formação acadêmica e cidadã, uma vez que, a extensão nos oportunizou uma troca de conhecimentos mútuos, científico-cultural, na qual os conhecimentos adquiridos na academia pudessem ser transmitidos ao público e vice-versa; além de vivenciar uma experiência de iniciação à docência, bem como, promovendo a inclusão social através da educação."

Aula Prática

Aula Prática
Aula prática no laboratório de Histologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN)

1º Turma do Cursinho

1º Turma do Cursinho
Alguns alunos

Processo Seletivo

Processo Seletivo
Concetração

I Simuladão da UFRN

I Simuladão da UFRN
Simuladão aberto a comunidade norte-riograndense, mais de 160 pessoas inscritas

Seguidores