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quarta-feira, 24 de junho de 2009

CONSAD aprova taxa do Vestibular 2010


O Conselho de Administração (CONSAD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, aprovou, em sua reunião na tarde desta quinta-feira, dia 18, a taxa do Vestibular 2010. Com maioria de votos, tendo apenas três contra, a taxa de inscrição do processo seletivo manteve-se em R$ 100 e o número de isentos subiu de 7 mil para 7.500.

A sessão ordinária, sob presidência do reitor José Ivonildo do Rêgo, contou com a presença do relator Juarez da Costa Ferreira, dos diretores de centros, pró-reitores de Planejamento, Administração e Recursos Humanos, membros da Comperve, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o coordenador do Sintest, Sandro Pimentel.

A Comperve apresentou a proposta inicial de R$ 103, 07, devido ao aumento progressivo das despesas realizadas durante o processo seletivo, mas maioria dos membros presentes na mesa concordaram com a manutenção da taxa, no valor de R$ 100,00. A coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Fabiana Fernandes, durante o debate, propôs o aumento do números de isentos num total de 500, sendo a proposta acatada pelo relator da sessão elevando o número de isentos de 7 mil para 7.500.

O reitor Ivonildo Rêgo ainda destacou que, com a adesão da Universidade, nos próximos anos, ao Novo Enem, a taxa de inscrição para o vestibular da UFRN pode desaparecer ou sofrer modificações.

O Vestibular 2010 se realizará em novembro, no período de 22 a 24, e as inscrições serão feitas de 27 julho a 30 de agosto.

sábado, 13 de junho de 2009

RN lidera abandono escolar no NE

O Rio Grande do Norte, que há dois anos foi o lanterninha do país com relação à qualidade de ensino da educação fundamental, agora ostenta outro dado negativo: é o primeiro lugar na taxa de abandono escolar do Nordeste, no ensino médio da rede pública, com 23,6%, bem acima da média nacional que é de 15,3%. Os dados são do relatório Situação da infância e da adolescência brasileira 2009, publicado nesta semana pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
O documento, que faz uma análise compararativa sobre o direito de aprender no Brasil a partir das desigualdades educacionais - especialmente as regionais, étnico-raciais e socioeconômicas, aponta para a região Norte com o pior índice de abandono escolar (20,8%), seguido pelo Nordeste, que registra 20,1%, praticamente a metade do melhor índice, que é da região Sudeste e não passa de 10,9%. Os dados regionais por estados indicam o Ceará com o melhor índice, com 17,3%, seguido pelo Maranhão com 18,5%. Os índices mais baixos do Nordeste estão com o RN e o Piauí (21,9%).

Os números ainda mostram que 82,1% dos adolescentes entre 15 e 17 anos frequentam a escola. Entretanto, 44% dos adolescentes ainda não concluíram o ensino fundamental e apenas 48% cursam o ensino médio dentro da faixa etária adequada para esse nível. No Nordeste, apenas 34% dos adolescentes de 15 a 17 anos frequentam o ensino médio. A média nacional, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, é de 48%.

Segundo a representante do Unicef para o Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, Ana Márcia Diógenes, o abandono escolar no Nordeste é um dos principais desafios no ensino médio. "Uma série de fatores leva esse grande contingente de jovens para fora da escola. A entrada no mercado de trabalho é um dos principais motivos e acontece principalmente com os adolescentes do sexo masculino. Para se aferir esse dado basta observar que no Nordeste, 57,10% das pessoas matriculadas no ensino médio são mulheres".

Ela observa que é grande a quantidade de alunos matrículados no ensino médio que não dominam conteúdos básicos de lingua portuguesa e matemática. "Esse problema e o abandono relacionado à entrada precoce de jovens no mercado de trabalho tornam o ensino médio o grande desafio moderno da educação básica brasileira".

Soluções

O relatório conseguiu juntar e comparar os dados recentes do MEC/Inep e transformá-los numa linguagem acessível a todos os setores da sociedade, com a finalidade de provocar reflexão e uma análise crítica sobre como a política pública está acontecendo na educação. Esse direcionamento, segundo Ana Márcia, mostra não apenas a problemática, mas dá também exemplos de projetos que estão sendo aplicados nos estados e têm feito a diferença. Ela citou um programa do ensino médio noturno que está sendo ofertado no sistema semestral em 11 escolas de Natal e outros municípios. "A experiência permite que os alunos programem seu próprio ritmo de estudo. Uma prova de que está dando certo é que, emAngicos, na Escola Francisco Veras, 78 alunos do programa ingressaram na Universidade Federal do Semi-Árido".

A reportagem tentou colher o posicionamento da Secretaria Estadual de Educação sobre os números, mas foi informada que o secretário Ruy Pereira estava viajando.

Taxa de abandono
Ceará - 17,3 %
Maranhão - 18,5 %
Paraíba - 19,3 %
Alagoas - 20,3 %
Pernambuco - 20,3 %
Sergipe - 20,4 %
Bahia - 20,9 %
Piauí - 21,9 %
Rio Grande do Norte - 23,6 %

sexta-feira, 5 de junho de 2009

UFRN define regras para inscrição no Vestibular 2010

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte vai oferecer 6.307 vagas no próximo Vestibular, com ingresso em 2010. As normas para os exames foram divulgadas nesta terça-feira, três, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE).

De acordo com a Resolução 104/2009, as inscrições para o processo seletivo do Vestibular serão realizadas no período de 27 de julho a 30 de agosto, até às 23h59m. O formulário de inscrição, o edital do concurso e o manual do candidato estão no site da Comperve (www.comperve.ufrn.br). O formulário deve ser enviado exclusivamente pela Internet com uma foto recente do candidato, tamanho 3x4, em arquivo digital formato jpeg.

O concurso será realizado simultaneamente em Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz e as provas serão aplicadas nos dias 22, 23 e 24 de novembro. O candidato poderá optar por dois cursos (1ª e 2ª opções) de uma mesma área, no campus Central (Natal, Jundiaí e Santa Cruz) ou nos campi do Ceres de Caicó e Currais Novos, exceto quando a área não oferecer essa possibilidade.

A Resolução diz ainda que o candidato com necessidades especiais que precisar de condições diferenciadas, para realizar as provas, deve entregar um requerimento em duas vias na sede da Comperve, nos dias de expediente, no período de 27 de julho a 31 de agosto. O pedido deve vir acompanhado de um atestado médico especificando o tratamento diferenciado adequado.

O CONSEPE estabeleceu ainda que o valor da taxa de inscrição deverá ser definido pelo Conselho de Administração da UFRN (CONSAD). A Comperve deverá coordenar o processo de isenção da taxa, para o candidato que se achar no direito de solicitá-la. As normas para a isenção já foram publicadas em edital específico, divulgado no dia 16 de abril deste ano, no site da Comperve.

Os alunos da rede pública de ensino poderão beneficiar-se do Argumento de Inclusão, definido como um fator multiplicativo, no valor de 1,1, igual para todos os cursos. O argumento de inclusão será multiplicado pelo argumento parcial do candidato (acréscimo de 10%), obedecendo as normas do parágrafo 8° do artigo 34. Para que esses alunos solicitem o benefício do Argumento de Inclusão, a UFRN exige que tenham cursado e sido aprovados, na modalidade regular, os três últimos anos do ensino fundamental e todo o ensino médio na rede pública.

Fonte: Agecom UFRN

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Educação pública do RN enfrenta deficiências estruturais

As deficiências da educação pública do Rio Grande do Norte estão em todos os setores das escolas da rede estadual e municipal. Quando não falta professor, falta material; quando tem material, falta mobiliário; e quando aparenta ter tudo, falta estrutura adequada nos prédios escolares.

Na Escola Estadual Floriano Cavalcanti (Floca), em Mirassol, os alunos reclamam das goteiras dentro da sala de aula. “Quando chove, é água pingando em cima da gente, sem falar nos corredores que ficam todos alagados”, disse o aluno Adson Douglas. A falta de ventiladores, de cadeiras e de portas nos banheiros foi apontada como outros problemas pelos estudantes.

Segundo Ohara Tereza da Silva, diretora da escola, há deficiência de profissionais. "Para os 1.040 alunos da manhã, existem apenas dois pedagogos. A mesma situação se repete no turno da tarde".

Já na Escola Estadual Francisco Ivo, no Alecrim, o problema persiste há mais tempo. O ginásio esportivo está em desuso há cinco anos, quando a cobertura da quadra foi roubada. O local só não fica abandonado por causa dos alunos.

No intervalo entre as aulas e no final do horário da manhã, Heriberto Valentim se arrisca jogar descalço no chão ensopado para ter o lazer, que deveria ser oferecido pelo colégio. “A gente não tem outro canto pra jogar. Eu trago a bola de casa e essa é a hora de se divertir aqui. Eu já me cortei correndo no chão, mas não tem problema não”, contou o aluno de 14 anos.

Escola Estadual Floriano Cavalcanti

Atenção Interessados

03/06/2009 - VESTIBULAR 2009 - A COMPERVE/UFRN realizará, no dia 6 de junho de 2009, no horário das 080h30min às 12h30min, no Auditório da Reitoria, o Seminário de Avaliação do Vestibular 2009 / Orientações para o Vestibular 2010.

Aula Prática

Aula Prática
Aula prática no laboratório de Histologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN)

1º Turma do Cursinho

1º Turma do Cursinho
Alguns alunos

Processo Seletivo

Processo Seletivo
Concetração

I Simuladão da UFRN

I Simuladão da UFRN
Simuladão aberto a comunidade norte-riograndense, mais de 160 pessoas inscritas

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